Essa pode parecer uma pergunta muito boba, mas não é, existem muitos mitos sobre a produtividade, muitos mal-entendidos        que fazem que seja um conceito que nos parece complicado de entender, provavelmente a principal razão é que associamos a produtividade com o fato de passar toda a nossa vida se matando de trabalhar e cada vez mais.

Se alguma vez você pensou isso, saiba que está enganado. A produtividade é a solução para todas aquelas pessoas que passam o dia inteiro trabalhando, indo de um lado ao outro e tudo isso para obter resultados, em muitos casos pouco representativos. Dito de outra forma, produtividade consiste em trabalhar menos e muito melhor. É muito interessante ter claro o que é produtividade e como aplicá-la em nossas vidas, porque o que está muito de moda hoje em dia, são jornadas de trabalho intermináveis e chegarmos em casa tão tarde e cansados que só nos dará tempo ir direto a cama, sem ter tempo para algum hobby, passar algum tempo com os filhos, ver um filme ou praticar algum esporte.

Essa cena lhe parece familiar, não é mesmo?

Esse modelo de empresa vai desaparecer, os empresários e funcionários que triunfarão e alcançarão o sucesso serão aqueles que consigam trabalhar pouco, mas com a máxima eficiência possível, alinhados com seus objetivos vitais e com a atenção focada em conseguir aquilo que desejam. Métodos para ser mais produtivos existem muitos, mas se algo tem em comum, é que todos buscam trabalhar menos, com mais efetividade e em consequência disso que sobre mais tempo para realizar outras atividades, conseguindo assim uma melhor qualidade de vida.

Compreender em que consiste a produtividade não é questão de fazer gráficos, ler livros grossos sobre o assunto e encher de post-its a tela do seu computador no trabalho, se trata de mudar completamente a mentalidade, de romper barreiras mentais, superar nossos medos e reorganizar nossa vida.

Mas então o que significa realmente ser produtivo?  voltando a pergunta inicial,  poderíamos dizer que a produtividade não é um destino, mas sim um caminho, é um meio para conseguir um fim, poder dedicar a maior parte do nosso tempo e nossa energia em nós mesmos, na nossa vida, no que de verdade importa, e ao mesmo tempo que nossas horas de trabalho estejam alinhadas com nossos objetivos vitais. Em suma, que todas essas ações nos conduzam ao sucesso e a felicidade.